quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exercícios físicos melhoram a qualidade de vida de idosos

Com orientação
adequada e muita disposição, idosos ganham espaço nas atividades oferecidas pelas academias
Foto: F.L. Pito
A ciência já provou: a prática regular de exercícios é a melhor forma de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. E nunca é tarde para iniciar a vida esportiva, nem mesmo na terceira idade.

O geriatra Paulo Fernandes Formighieri, de 33 anos, diz que a prática dos exercícios físicos beneficia o físico e a mente dos idosos. Ele explica que existem dois caminhos: um é o benefício físico, como o fortalecimento dos ossos, que diminui o risco de fraturas, e o outro é o benefício do convívio social.

"O idoso ter compromissos, ter convivência com outras pessoas e todo estímulo à socialização é extremamente positivo. E existem estudos recentes apontando para a melhora dos processos cerebrais, como a memória, raciocínio, orientação de tempo e espaço, capacidade para abstrair significados, entender contextos e de programar atividades", afirma Formighieri.

Mas, pode-se dizer que a prática de exercícios na vida do idoso ainda é pequena devido a um contexto cultural. Segundo o médico, ainda existem pessoas que pensam que exercícios físicos são apenas para os mais jovens. "É muito mais fácil para quem desde a adolescência já tem um hábito de praticar e continuar praticando exercícios físicos do que para quem quer começar do zero. E muitos idosos ainda acham que vão sofrer preconceito ao freqüentar uma academia".

"Desmistificar isso não é algo fácil", afirma o médico. "Existem poucas academias realmente preparadas para trabalhar com essa população. Mas, cada vez mais, os profissionais são formados para dar uma atenção diferenciada para este tipo de esportista", completa Formighieri.

Educadora física sugere os melhores exercícios
Normalmente surgem algumas dúvidas a respeito do que é melhor para a saúde do idoso que pratica atividades físicas. Tudo vai depender do que a pessoa busca com os exercícios.

Se o objetivo for a melhora da condição cardiovascular, redução da pressão arterial, melhora dos níveis de colesterol e da função do coração, os exercícios aeróbios são mais eficazes. Por outro lado, para aumentar a massa muscular, a força e a qualidade dos músculos, os exercícios com pesos são mais eficientes.

A educadora física Keitthy Carvalho diz que tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios com pesos são essenciais. "Cada exercício tem um objetivo e um ganho. Para ajudar na prevenção à osteoporose, por exemplo, a pessoa precisa praticar algo que tenha impacto, como a caminhada. Por isso não adianta apenas fazer hidroginástica. Na água, a pessoa perde totalmente a gravidade e esse impacto que ajuda no fortalecimento dos ossos", explica.

Para um bom treino, Keitthy recomenda os exercícios aeróbicos no início, como andar, pedalar e nadar. Depois, durante o treinamento, o ideal é partir para os exercícios resistidos, como os pesos e aparelhos. No final, trabalhar a parte abdominal e finalizar com o alongamento, que favorece a flexibilidade.

"Mas, no caso dos idosos, tudo vai ser trabalhado respeitando os limites individuais, quanto à capacidade de suportar certos exercícios ou aparelhos e seus objetivos", explica a educadora física.
Avaliação médica é fundamental
A educadora física Keitthy Carvalho, de 27 anos, diz que muitas academias não se preocupam com a população da terceira idade por causa dos problemas físicos e cardíacos que ela possa apresentar. "A atenção para esse tipo de público é o fator principal. Eles precisam de interação para que não se sintam isolados", explica a educadora, que trabalha com alunos que vão da adolescência até os 92 anos de idade.

Keitthy alerta que, em qualquer idade, mas especialmente entre as pessoas idosas, é fundamental passar por um médico antes de começar a praticar as atividades físicas. "Antes, é preciso procurar um médico, se orientar e fazer exames. Depois é só procurar um educador físico e começar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário